No Estado de São Paulo morrem mais pessoas com problemas respiratórios do que por consequências do HIV, Hepatite, etc. Em Rio Preto a situação não é diferente. Apesar dos esforços públicos temos, ainda, um dos piores índices de qualidade do ar do Brasil. O ser humano respira 15 Kg de ar por dia, sendo que consome 2 Kg de água e 1,5 Kg de alimentos. Quase que instintivamente temos a capacidade de aferir a qualidade da água e dos alimentos que ingerimos. Imediatamente podemos escolher aqueles que desejamos consumir. Porém, não temos alternativa de optar por este, esse ou aquele Ar.
Esta semana a Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar registrou concentração média diária de 77 micrograma/m³ em Rio Preto. As novas diretivas da OMS recomendam 50 microgramas/m³ como média diária. Toda a área urbana central foi tomada por uma densa fumaça proveniente de poluição automotiva, queimadas urbanas e rurais. Essa situação tem-se agravado com as baixas concentrações de umidade do ar.
Há mais de 30 dias não chove em Rio Preto. Os serviços de saúde tem registrado grande número de crianças e idosos acometidos por problemas respiratórios, não raro, muitos são levados a óbito por esses problemas.
Para amenizar essa situação, que prejudica silenciosamente a saúde de todos os moradores da região de Rio Preto, vou propor a institucionalização de um Comitê Gestor de Qualidade do Ar. Terá a função de acompanhar a qualidade do ar, com objetivo, entre outros, de propor soluções e elaborar ações que visem à melhoria da qualidade do nosso ar, diminuindo as queimadas irresponsáveis (inclusive a domiciliar), que incentive o uso consciente do automóvel e o engajamento do cidadão na luta contra a poluição. O Comitê deverá ser regional, já que este não é um problema que afeta Rio Preto isoladamente. A gestão seria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria das seguintes instituições: Cetesb, Bombeiros, secretarias municipais de saúde, secretarias municipais de trânsito e meio ambiente, além de conselhos de meio ambiente dos municípios da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário