segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ESTÁ DIFÍCIL RESPIRAR POR ESSES DIAS?

       No Estado de São Paulo morrem mais pessoas com problemas respiratórios do que por consequências do HIV, Hepatite, etc. Em Rio Preto a situação não é diferente. Apesar dos esforços públicos temos, ainda, um dos piores índices de qualidade do ar do Brasil. O ser humano respira 15 Kg de ar por dia, sendo que consome 2 Kg de água e 1,5 Kg de alimentos. Quase que instintivamente temos a capacidade de aferir a qualidade da água e dos alimentos que ingerimos. Imediatamente podemos escolher aqueles que desejamos consumir. Porém, não temos alternativa de optar por este, esse ou aquele Ar.
       Esta semana a Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar registrou concentração média diária de 77 micrograma/m³ em Rio Preto. As novas diretivas da OMS recomendam 50 microgramas/m³ como média diária. Toda a área urbana central foi tomada por uma densa fumaça proveniente de poluição automotiva, queimadas urbanas e rurais. Essa situação tem-se agravado com as baixas concentrações de umidade do ar.
Há mais de 30 dias não chove em Rio Preto. Os serviços de saúde tem registrado grande número de crianças e idosos acometidos por problemas respiratórios, não raro, muitos são levados a óbito por esses problemas.
       Para amenizar essa situação, que prejudica silenciosamente a saúde de todos os moradores da região de Rio Preto, vou propor a institucionalização de um Comitê Gestor de Qualidade do Ar. Terá a função de acompanhar a qualidade do ar, com objetivo, entre outros, de propor soluções e elaborar ações que visem à melhoria da qualidade do nosso ar, diminuindo as queimadas irresponsáveis (inclusive a domiciliar), que incentive o uso consciente do automóvel e o engajamento do cidadão na luta contra a poluição. O Comitê deverá ser regional, já que este não é um problema que afeta Rio Preto isoladamente. A gestão seria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria das seguintes instituições: Cetesb, Bombeiros, secretarias municipais de saúde, secretarias municipais de trânsito e meio ambiente, além de conselhos de meio ambiente dos municípios da região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário